Quando vi os kumquats no mercado soube que tinha que os trazer. Só me tinha cruzado com este fruto uma outra vez antes, num lanche partilhado, em que mos deram a provar. O nome kumquat deriva do cantonês e significa “laranja de ouro” (também pode ser chamado de Kinkan). Na cultura chinesa são um símbolo de prosperidade e por isso trocados tradicionalmente como presente na passagem de ano lunar.
Inesperadamente, os kumquats comem-se com a casca.
O seu sabor é doce mas ácido, um sabor cítrico bem forte, que não vai deixar ninguém indiferente.
Image may be NSFW.
Clik here to view.Quando cheguei a casa com os kumquats comecei a pesquisar o que poderia fazer com eles e descobri que é muito apreciado em doces e compotas. Foi, então, o que decidi fazer. Apesar do açúcar adicionado, esta compota assume a acidez da fruta, pelo que funciona muito bem em contraste com alimentos mais gordos, como queijos ou carnes gordas.
Image may be NSFW.
Clik here to view.
Image may be NSFW.
Clik here to view.
Image may be NSFW.
Clik here to view.
Image may be NSFW.
Clik here to view.
Clik here to view.

- 18 kumquats
- 150 g açúcar amarelo
- ½ chávena de água
- lave bem os kumquats e corte-os às rodelas finas, retirando os caroços à medida que forem aparecendo.
- junte as rodelas, o açúcar e a água num tacho e leve a lume médio.
- quando levantar fervura reduza para o mínimo e deixe cozinhar cerca de meia hora com o tacho tapado, mexendo frequentemente.
- ao fim deste tempo tire a tampa e deixe cozinhar mais algum tempo até obter a consistência de compota (mais cerca de 10 a 15 minutos), continuando a mexer com frequência.
- Deixe arrefecer um pouco no tacho antes de transferir para um frasco esterilizado.